sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONCEITOS TEÓRICOS - HIST. CINEMA BRASILEIRO

O semestre dessa disciplina revelou os períodos do cinema nacional, seus principais filmes e representantes. Conhecer o que representou e o que representa o cinema para o nosso país nos ajuda e inspira na hora de realizar qualquer tipo de produção. O cinema brasileiro apesar das dificuldades de realização um país em desenvolvimento como nosso, conta com um vasto repertório de obras.
O curta realizado, “Cuecas”, baseado em um conto de Luis Fernando Verissímo é ambientado nos anos 70. Na produção nacional dessa década podemos destacar “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) de Bruno Barreto e “A Dama da Lotação” (1978) de Neville d’Almeida. Ambos os filmes tem a temática de traição, o que também ocorre no curta. Para melhore representar esse período buscamos referências que podem ser vistas tanto na direção de arte quanto na forma de humor retratado.

(...) A década de 1970 vai explicitar uma nova situação para a cultura, com a esfera de mercado assumindo proporções surpreendentes. Em todos os setores ocorrem expansões de produção e consumo de bens simbólicos (...) O cinema brasileiro vai acompanhar o processo, dobrando sua presença no mercado e expandido sua produção. Uma arena de grandes dimensões estava sendo armada, e é nela que os cineastas irão executar seus novos movimentos.(RAMOS, 1987)


Mesmo com o pouco tempo do curta e alguma dificuldade de produção, buscamos reproduzir de forma que demonstrasse ser do cinema nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário