sexta-feira, 18 de junho de 2010

DIREÇÃO DE ARTE E CENOGRAFIA

Para oferecer realismo a narrativa, que se passa na década de 1970, foi delimitada a construção em locação do ambiente cenográfico do curta–metragem, onde cautelosamente foi pensado em cada detalhe para melhor expor a história e os personagens.

“A localização de alguns de seus elementos de trabalho na construção deste primeiro nível pode se constituir como importante instrumento de elucidação de uma possível gramática da direção de arte. Esta tentativa estará inevitavelmente ancorada na prática efetiva da função, visando tomar mais claro qual é sua realidade material, além de indicar mais especificamente alguns elementos que integrarão a posterior análise de filmes.” (Vieira,2005)

O cenário foi montado o mais intimista e moderno para representar e identificar a protagonista Giselda com seu excesso de cuidado e obsessão por seu marido.
Foi usado para a construção do cenário cores fortes e acetinadas, como a predominância do azul piscina uma cor que nos remete calma ,tranqüilidade, mas ao mesmo tempo dá um certo ar cômico por ser uma cor alegre e vibrante. Também foi usado tons de rosa, vermelho, laranja e verde para contrastar o azul piscina das paredes ao mesmo tempo dando vida para a sala da personagem sem sair de um ar cômico que tem a história.

“A cor pode desempenhar diversas funções na direção de arte.Conforme LoBrutto (ibid.; p. 77) a cor não serve somente para garantir a verossimilhança das imagens, mas também para indicar tempo, lugar e definir personagens, além de estabelecer emoções , humores e atmosfera.” (Vieira,2005)

Os móveis escuros e rústicos na casa de Giselda remetendo a uma pessoa certinha e ligada ao passado e a seus costumes , para dar um ar de obsessão à ela brincamos sempre com as cores, textura, estilos e mobílias da casa.
Através dos figurinos buscamos definir as características das personagens com as quais nos deparamos ao longo da trajetória do curta metragem . Como no caso da protagonista Giselda que é uma mulher de classe média, que tem uma grande obsessão por seu marido, um tanto fútil, que se interessa por moda e revistas de culinária e leva sua vida em zelar por seu marido e sua casa, por essas descrições da personagem, foi optado para o figurino um tubinho até o joelho na cor vermelha com um bolero também na cor vermelha para dar uma ar mas clássico ao mesmo tempo sua cor demonstra o amor que ela sente por seu marido é um tecido mais pesado e justo para demonstrar como ela é ligada aos costumes.
Já sua amiga Martô é uma moça solteira, mora sozinha, é independente, culta, gosta de bom livros e artes em geral e trabalha de engenheira civil (ou decoração),por essa descrição Martô usa uma calça de cintura alta na cor marrom com uma Blusa de manga comprida e gola meio alta na cor preta ,os tecidos são soltos e leves,e com vários colares de pérola para dar um ar de liberal e moderno para a personagem.
O marido da Giselda é apresentado com o figurino chave para o curta metragem a cueca samba canção mais uma camiseta meio amassada para dar um ar de desarrumado, largado para ele . Já no comercial optamos por um ar mais clássico e com o apresentador vestindo um paletó azul escuro e uma camisa branca com uma gravata azul escura usando como referência os programas de televisão dos anos 70 e dando um ar de confiável para a personagem , o modelo usa uma cueca samba canção escura mas que chama bastante atenção por ser de um tecido brilhante para que chame a atenção de Giselda , os figurinos são bem modernos e descolados, para dar significado a propaganda de moda que fala sobre a volta da cueca samba canção.


“A textura dos materiais também mantém relação com a narrativa do filme: informam sobre o estado econômico, tempo, lugar, condições políticas e sociais do ambiente.”(Vieira;2005)

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