sexta-feira, 18 de junho de 2010

PRODUÇÃO

Pensar em produção é buscar todos os recursos necessários, conseguir às vezes o “impossível”, e fazer a história acontecer. Tudo que envolve a realização do filme deve ser preparada com antecedência a garantir que tudo que aconteça na filmagem seja como planejado pelo diretor e a história possa ser contada sem nenhuma surpresa, pois a arte não tem limites e transformar em imagem o que nossa imaginação quer pode ser mais difícil do que imaginamos.
“Cuida da captação dos recursos, do custo do filme , do planejamento logístico, da tática de filmagem e do retorno do investimento aplicado, controlando sua distribuição e exibição.Cabe à produção administrar burocraticamente e artisticamente esses departamentos , a fim de prover os meios para que o diretor e os diversos outros departamentos atinjam os melhores resultados , no prazo e no orçamento preestabelecidos.” (Chris Rodrigues, 2005)

Nesse curta-metragem podemos contar com a ajuda da universidade, e as necessidades se restringem um pouco mais. A produção ficou responsável basicamente pelo planejamento geral, que envolveu o levantamento das necessidades, organização e comunicação entre todos do grupo, captação da verba necessária, locação, ordem do dia, alimentação e checagem de todos os objetos e equipamentos necessários para a execução do trabalho.
Após participar com a equipe de criação a finalização de roteiro e arte, começa o planejamento para resolver todas as necessidades da produção. Este trabalho foi ambientado na década de 1970, então foi necessária uma pesquisa para saber exatamente onde conseguir tudo com o estilo da época, iniciando pela locação, uma casa antiga com uma sala de estar com espaço suficiente para recuo de câmera. De início, seria tudo gravado em estúdio na própria Universidade, mas chegamos à conclusão que a locação seria melhor para trazer mais realidade ao espectador.
Resolvido o espaço, no caso uma casa antiga emprestada por um dos alunos sem custo nenhum, escolher a cor das paredes, resolver cenografia e objetos de cena que fiquem perfeitos na ambientação proposta. Para isso, uma pesquisa foi feita nas casas dos alunos do grupo, parentes, lojas de móveis antigos que pudessem emprestar ou alugar, tudo para não fugir do roteiro e caber dentro do orçamento da maneira mais econômica possível. Com isso preparado, os figurinos foram a próxima questão a ser resolvida. Visitamos brechós com os preços mais baixos possíveis em busca dos modelos ideais e também utilizamos roupas emprestadas.
Para interpretação dos personagens convidamos atores de teatro sem custo nenhum, apenas proporcionamos sua locomoção e alimentação durante o dia da gravação.
Os equipamentos ficaram sob responsabilidade da faculdade, mas realizou-se um relatório com todos os equipamentos necessários e supervisionados pelo diretor, coordenador do curso e conferência da produtora do trabalho, para garantir tudo na locação na data correta e sem faltar nenhum item. Apesar de todo planejamento, houve um imprevisto. Um cabo muito importante e necessário para a gravação foi enviado errado pela locadora, o que atrasou o início das gravações e provou que sempre temos que contar com todo tipo de problema. O restante ocorreu da melhor forma e o planejamento funcionou, tendo a produtora acompanhado o projeto do início ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário